11 de dez. de 2009

Trabalhadores públicos do centro-oeste mineiro filiam-se à CTB


O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e região Centro-Oeste de Minas Gerais (Sintram-MG) solicitou formalmente a filiação à CTB nesta sexta-feira, 11 de dezembro. A decisão havia sido tomada no dia 9 de dezembro, numa reunião do conselho deliberativo.

O Sintram possui 4.700 filiados, e uma base de 16 mil pessoas. É o maior sindicato da região centro-oeste do estado e um dos poucos que, na categoria, possuem atuação em mais de um município.

Mantendo assento nos conselhos municipais de alimentação, habitação, emprego e renda, o Sintram conquistou importante papel político regional. O Sindicato é responsável pelo telejornal semanal “A voz do servidor”, com duração de dez minutos. Possui ainda um jornal bimestral e credibilidade na mídia local.

Como formador de opinião, o Sintram tem postura ativa nas políticas públicas para os trabalhadores e trabalhadoras municipais. “Toda matéria que tramita na Câmara de Divinópolis, e diz respeito ao servidor, é enviada previamente para o Sintram, que emite um parecer”, afirmou Frederico Victor, diretor financeiro da entidade.

Informalmente, o Sintram estava afastado da CUT havia um ano. O presidente, Silvânio Alves, afirmou: “O nosso histórico mostrou que nunca houve apoio real das Centrais Sindicais na luta dos servidores públicos municipais, que sempre caminharam sozinhos”.

Silvânio Alves referia-se ao traumático processo eleitoral, em fevereiro de 2008. A chapa 1, apoiada pela CTB, conquistou 60% da votação. No processo de apuração, as outras duas chapas solicitaram a impugnação do processo eleitoral, alegando fraude em uma das urnas. A diretoria somente tomou posse em 12 de maio deste, por determinação judicial.

“Essa filiação significa a importância e o reconhecimento da CTB pelo sindicato”, afirmou José Antônio de Lacerda, o Jota, vice-presidente da CTB Minas. Segundo o diretor, a CTB promete fortalecer ainda mais os laços com os servidores públicos municipais.

Redação de Verônica Pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário