27 de mar. de 2010

Cenário pós Confecom: CTBistas devem continuar mobilizados


Nesta sexta-feira (26/03), o  jornalista Altamiro Borges fechou, com chave de ouro, o ciclo de palestras do 2º Encontro Nacional da CTB, em São Paulo. Ele destacou que nós, sindicalistas, temos muito a contribuir na luta pela democratização da comunicação. O jornalista alerta que, após a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), muitas conquistas do movimento social estão seriamente ameaçadas pela ofensiva dos barões da mídia.


Altamiro orientou aos CTBistas continuarem se mobilizando em todos os estados do País e no Distrito Federal. Uma dica é organizar debates, atos públicos e audiências nas câmaras municipais e Assembleias Legislativas. Entre as defesas urgentes: o Plano Nacional de Banda Larga e a criação de conselhos estaduais e municipais de comunicação. O jornalistas destacou que as centrais sindicais devem se unir, defendendo que "têm legitimidade para buscar assento nos conselhos de comunicação".

Altamiro Borges lembou que algumas propostas importantes, aprovadas pela sociedade civil e movimento social na Confecom, têm sido continuamente atacadas pelo grande empresariado da mídia. Exemplo máximo é o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, que incorporou a idéia do controle social, especialmente contra o racismo e a criminalização dos movimentos sociais.

Como o Plano prevê a responsabilização da mídia,  a mesma tem realizado um trabalho ideológico, afirmando que o caso envolve censura e ameaça à liberdade de expressão. É uma forma de ganhar o apoio dos mais desavisados. "Eles levaram uma surra na Confecom, e estão se achando de novo com a bola toda", destacou Altamiro.

A  ofensiva dos barões da mídia também é uma maneira de antecipar o debate eleitoral de 2010, na tentativa de inviabilizar a vitória das forças progressistas. Esse é o motivo por que todos devemos nos manter mobilizados e atuantes em favor da democracia nos meios de comunicação. Todos devem estar no controle.


Sobre as sérias ameaças às conquistas da Confecom, leia no Portal CTB (www.ctb.org.br)

Redação: Verônica Pimenta/Jornalista CTB Minas.
Fotos: Márcio Rodrigo C. dos Santos/ Jornalista do Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís (MA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário