23 de mar. de 2010

Unidade, o caminho das conquistas sociais

Por: Paulo Basso*

Os fatos que estão ocorrendo em Poços de Caldas, no que concerne às mobilizações contra o Sistema (Des) integrado de Transporte Público, reforçam a tese de que a unidade dos movimentos sociais é a chave para o fortalecimento do campo político progressista e democrático.

A segunda passeata contra o sistema de transporte implementado corrobora esta afirmação. O salto qualitativo, e também quantitativo, entre a primeira e a segunda mobilização, foi notório. Ressentindo-se de uma organização coordenada os atores sociais envolvidos no processo se debruçaram para corrigir os erros e garantir a continuidade da luta.



A segunda passeata contou com a presença de um número superior de manifestantes, em torno de 300, e com o apoio de 20 entidades – entre sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais (CTB – UJS – EDUCAFRO – UNEGRO – MÃOS DA TERRA – UMES – UCMG – ACJC – UBM – METABASE – SINPRO – SINDSERV – SINDTÊXTIL – SITIAL – SINTSPREV – SINDUTE – PCdoB – PT – PSB – CMS/PC).

Avançando em relação à ultima marcha, o Mutrapu (Movimento dos Usuários de Transporte Público) definiu uma pauta de reivindicações, a comissão de negociação e uma estratégia de divulgação que envolveu panfletagem, carro de som, imprensa (rádio e jornais – pelo menos os que não estão amordaçados). Além do envolvimento de diversos setores sociais, todos insatisfeitos com o sistema de transporte implementado.



Uma oportunidade para se fortalecer os movimentos sociais

Na ultima terça-feira (16/03), na reunião de coordenação que definiu as estratégias de mobilização, foi proposto pelo presidente do PCdoB em Poços de Caldas, Paulo César Cristófano Basso, a criação, no bojo desta mobilização, da Coordenação dos Movimentos Sociais no município. “Não podemos nos permitir perder esta oportunidade de fortalecer nosso campo político, progressista e democrático. Temos nas mãos a oportunidade de sairmos fortalecidos e coesionados deste processo, buscando a unidade para as lutas presentes e vindouras. Criemos pois uma Coordenação dos Movimentos Sociais, que articule as diversas entidades, que propugnam nossos ideais de luta e desenvolvimento”. A proposta foi tão bem aceita, que a sigla da entidade já consta nos materiais de divulgação das mobilizações, juntamente com a da Mutrapu.



Mobilização: 24 horas por dia, 7 dias por semana e 31 dias por mês

Fruto desta unidade, o movimento começa a alçar novos horizontes. O debate de idéias tornou-se mais rico e a montagem de uma estrutura de divulgação e mobilização vem crescendo.

No ultimo domingo (21/03), na reunião de avaliação da segunda passeata, além de identificar as falhas, traçou-se um rico panorama da situação e uma estratégia de ação que envolve desde a ampliação dos segmentos envolvidos, unindo trabalhadores, estudantes e empresariado insatisfeito, bem como novas formas de pressão.




Na próxima terça-feira (23/03), o dono da Concessionária de Transporte Coletivo, o senhor Flávio Cançado, estará na Câmara Municipal prestando esclarecimentos sobre o sistema implementado. Oportunidade em que a Mutrapu/CMS-Poços de Caldas, com seus diversos apoiadores estarão novamente presentes para exercerem pressão para que o diálogo seja reaberto e o sistema rediscutido.

Avançou-se na mobilização pela internet, os abaixo-assinados estarão em circulação. Para o próximo sábado, dia 27/03, está em discussão um ato politico na principal rua da cidade, bem como um ato político cultural para os próximos dias (com a presença de artistas e lideranças politicas).

Assim caminha o movimento, com passos cada dias mais firmes. Fruto da organização, da coragem e da unidade.


* Paulo Basso é Coordenador Mutrapu/CMS de Poços de Caldas, presidente do PCdoB Poços na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário