13 de abr. de 2010

21 de abril de 2003 ... 21 de abril de 2009. Compare a sinta a brusca diferença!

As centrais sindicais em Minas já fecharam acordo de realizar um ato conjunto, em função do Dia da Inconfidência Mineira, 21 de Abril. A manifestação popular e sindical será antecipada para o dia 20, e vai ocorrer em Belo Horizonte. O objetivo é realizar um evento paralelo à cerimônia tradicionalmente organizada em Ouro Preto, que nos últimos anos vem sendo desvirtuada, e transformada na cerimônia oficial do poder executivo.


21 de Abril do Aécio Neves ...

Tradicionalmente, o dia 21 de Abril transformava a Praça Tiradentes, em Ouro Preto, em espaço de pluralidade. O palco governista sempre esteve lá, e isso não impedia a multiplicidade de bandeiras, algumas delas lutando por espaço e reconhecimento.  Mas as imagens comprovam. Ao passar dos últimos 7 anos, essa legítima manifestação popular, sofreu intervenções de elitização e esvaziamento. Comparem o tapete vermelho da festa de 21 de Abril de 2009 com a Praça Tiradentes lotada,  no ano de 2003!

O mote do ato unificado das centrais sindicais nesse 21 de Abril de 2010 é a defesa da liberdade. E não é por mera coincidência. O aparato policial e de segurança, ordenado pela gestão do ex-governador Aécio Neves (PSDB), inviabilizou a permanência de trabalhadores e movimentos sociais no centro de Ouro Preto nos últimos anos. 




21 de Abril do povo comemorado em 2003.
Em 2009, por exemplo, houve forte esquema de segurança, com blitze rigorosas nos postos de fiscalização. A Praça Tiradentes foi cercada, com acesso restrito para pessoas credenciadas. A solução encontrada pelos movimentos sociais foi realizar um ato público paralelo.

As reivindicações populares ficam obscurecidas pelo aparato ideológico e policial, numa distorção completa da luta popular. Essa foi a transformação sofrida pelo 21 de Abril na era Aécio Neves (2003-2010). Será que a fórmula será repetida pelo também tucano Antônio Augusto Anastasia?

Redação: Verônica Pimenta.
Fotos: Banco de Imagens do Google.


Nenhum comentário:

Postar um comentário