30 de abr. de 2010

Comemorações pelo Dia Internacional do Trabalhador antecipadas em BH

O ato público pelo Dia Internacional do Trabalhador em Belo Horizonte foi antecipado para essa sexta-feira, 30/4. Foi um evento de celebração da unidade sindical, em que CTB, CGTB, CUT, NCST e Conlutas reafirmaram o 1º de maio como um dia de lutas.


O ato  foi realizado na Praça 7,  centro de Belo Horizonte. Além de representantes sindicais, participou a deputada federal pelo PCdoB, Jô Moraes. As centrais em Minas destacaram como bandeiras a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem diminuição de salários, o fim do fator previdenciário e a ratificação da convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que trata das demissões imotivadas.

O ato público seguiu o Encontro Metropolitano dos Trabalhadores, realizado na manhã da sexta-feira. Participaram 100 pessoas, dentro da agenda preparatória para a Nova Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras, programada para o dia 1º de junho, em São Paulo (SP).

O vice-presidente da CTB Minas, José Antônio de Lacerda, o Jota (abaixo), destacou que a unidade sindical foi discutida em torno de bandeiras e ações concretas. Segundo ele, é consensual a opinião de que as entidades que representam trabalhadores devem "participar das eleições gerais, pautando os programas com suas bandeiras, independentemente dos candidatos que apóiam".

Ao fim do encontro, as centrais sindicais decidiram promover uma reunião para avaliar a forma como o trabalho de unidade sindical vem sendo conduzido, além de definir campanhas estratégicas, como as bandeiras destacadas no 1º de maio e o combate á criminalização dos movimentos sociais e sindicais.

Redação: Verônica Pimenta - Jornalista CTB Minas


























Nenhum comentário:

Postar um comentário