18 de mai. de 2010

Greve dos educadores de Governador Valadares chega ao fim após 30 dias


Os educadores da rede pública municipal de Governador Valadares decidiram, em assembleia na última segunda-feira (17/5) encerrar a greve, iniciada havia 34 dias. Eles voltaram ao trabalho nesta terça-feira (18/5).

A prefeitura, liderada por Elisa Costa (PT), garantiu que vai reintegrar, imediatamente, os demitidos no período de greve. A administração também se comprometeu a não cortar o ponto dos trabalhadores. Tanto o sindicato quanto município vão desistir das ações judiciais que moviam.

A principal reivindicação dos grevistas é a revogação da Instrução Normativa nº1, que aumenta a carga horária de 18 para 22 horas, mas sem compensações financeiras. Segundo o presidente do SINSEM-GV, José Carlos Maia, o trato ainda prevê que seja criado o Conselho Municipal de Educação. O objetivo é estender à sociedade o debate sobre a Escola de Tempo Integral, implantada a partir da Instrução Normativa nº 1.

Grupo de trabalho vai rever Instrução Normativa

De acordo com José Carlos Maia, será formado um Grupo de Trabalho (GT), com a mesma quantidade de representantes dos trabalhadores e da administração municipal. O GT vai elaborar uma alternativa à Instrução Normativa nº1 e contará com a representação, inclusive, da CTB.

O presidente do SINSEM-GV avaliou que os trabalhadores foram vitoriosos no processo de greve e de negociação. Até que haja uma alternativa de consenso, os educadores vão cumprir a Instrução Normativa nº 01.

O Sindicato divulgou nota, em que agradece a solidariedade dos servidores e reforça o apoio à Escola de Tempo Integral, desde que haja um amplo processo de discussão com trabalhadores e a sociedade. Ele agradeceu a Gilson Reis, presidente da CTB Minas, que ajudou a costurar o acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário