21 de jun. de 2010

Nova diretoria da Fetaemg toma posse com desafio de consolidar PADRSS no estado

Fonte: Gil Maranhão, Agência Contag de Notícias

A nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado de Minas Gerais (Fetaemg) tomou posse na última sexta-feira (18), no Teatrocine do Sesc Venda Nova, em solenidade que contou com a participação de mais de 600 lideranças sindicais, representando os 510 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do estado.

Participaram, ainda, da solenidade, os ministros Luis Dulci (Casa Civil), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e Carlos Garbas (Previdência Social), o diretor nacional de Benefícios do INSS, Benedito Brunca, o presidente da Contag, Alberto Broch, e dois secretários da entidade - Juraci Souto (Formação e Organização Sindical) e José Wilson Gonçalves (Políticas Sociais), além autoridades locais e nacionais.

O presidente da Fetaemg, Vilson Luis da Silva, disse que o desafio agora é avançar na luta, na consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), buscar novas conquistas e cobrar mais das autoridades, no que diz respeito a políticas públicas para o campo.

“Vamos nos voltar mais para a base, fazer mais trabalho de base e continuar na perspectiva de buscar a unidade para fortalecer a nossa luta e, assim, conquistar mais benefícios para os nossos trabalhadores e trabalhadoras, pois muitos que vivem no campo ainda não tiveram Pronaf, benefícios da Previdência. Queremos avançar, ainda, na questão da reforma agrária, da política agrícola e cobrar mais das autoridades”, destaca o dirigente.

Para o secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, Juraci Souto, cuja militância sindical é o estado de Minas Gerais, são muitos os desafios que a nova diretoria vai enfrentar nessa gestão (2010-2012). Ele destacou, no entanto, a unidade obtida pela nova direção o que, segundo ele, evitou uma disputa na base política da Federação e convergiu forças para enfrentar os problemas da categoria, além de fortalecer a luta do movimento sindical no estado.

"Uma das vantagens que essa nova diretoria tem é ter conseguido compor um processo de aliança com todas as forças que compõe a base de sustentação da Federação. O fato de ter sido uma única chapa ajuda na execução das políticas durante o mandato. Mesmo tendo muitos desafios, essa unidade favorece o enfrentamento desses desafios que vamos encontrar e a busca de novas conquistas para movimento sindical”, encerra Juraci.







Nenhum comentário:

Postar um comentário