1 de jun. de 2010

Rumo a um futuro melhor: avança a unidade e a consciência da classe trabalhadora

Essa segunda-feira (31 de maio) e terça-feira (1º de junho) foram dias históricos que a CTB Minas se orgulha de ter participado. A Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais, em São Paulo, reuniu 3 mil militantes dos mais diversos movimentos sociais, de 22 estados do Brasil. Já na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, representantes de 5 mil sindicatos de todo o País lotaram o Estádio do Pacaembu.

A Assembleia aprovou, por unanimidade, o Projeto Nacional e Popular dos Movimentos Sociais para o Brasil. Esse consenso foi construído antecipadamente, em 20 plenárias estaduais da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS). Todo o processo preparatório envolveu mais de 10 mil pessoas.

Na visão dos Movimentos Sociais, o Projeto de Desenvolvimento Nacional deve contemplar as seguintes áreas: soberania nacional e solidariedade aos povos; desenvolvimento com mudanças na política econômica, com redução do superávit primário e geração de empregos; desenvolvimento da democracia, com mais liberdade para os Movimentos Sociais e a descriminalização dos mesmos. Leia matéria no Portal CTB

Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, no Pacaembu, dia 1º de junho

O Secretário de Comunicação e Imprensa da CTB Minas, Gelson Alves, acha que esse momento já marcou  a história do Movimento Sindical Brasileiro. "Achei importante a retomada da participação dos movimentos Sociais na política brasileira, por meio da CMS.  Quanto à Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, marcou o avanço da luta, pois ficou selada a unidade das Centrais Sindicais, o seu compromisso de parceria, em favor dos trabalhadores e trabalhadoras."
Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, no Pacaembu, dia 1º de junho
A Secretária da Mulher Trabalhadora da CTB Minas, Michelle Faria, concorda que esse momento é singular para a organização dos trabalhadores e trabalhadoras. "Todos estamos conscientes da importância de agir de modo unitário. A unidade é fundamental para ampliar a luta por uma sociedade mais justa, igualitária e democrática".

A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora aprovou propostas, como a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário, que vão direcionar ações conjuntas e serão apresentadas a todos os candidatos a presidente da República que disputarão as eleições neste ano.

Todas as propostas referendadas pela Classe Trabalhadora foram resumidas em vídeos no Portal CTB

Redação: Verônica Pimenta/Jornalista CTB Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário