30 de jul. de 2010

Metalúrgicos de Minas Gerais estão em campanha salarial unificada

A campanha salarial dos metalúrgicos do estado de Minas Gerais foi iniciada oficialmente na tarde hoje, com a entrega da pauta de reivindicações aos representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Estão unidos 30 sindicatos, que representam mais de 200 mil trabalhadores. Os metalúrgicos fizeram um ato público  na porta do Centro de Negociações Coletivas da Fiemg, em Belo Horizonte.

“O crescimento do Brasil se faz com valorização do trabalho”, dizia uma faixa assinada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e Bicas e pela CTB.  Com discursos afinados, os sindicalistas destacaram a importância da unidade na categoria. "O setor metalúrigco vem crescendo em função das políticas implantadas pelo governo federal, Minas Gerais cresce o dobro do Brasil, mas infelizmente, ainda temos metalúrgicos recebendo R$ 550”, destacou Marcelino Rocha,  presidente do sindicato e da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FIT METAL).  


Além da CTB, estão diretamente envolvidas na campanha salarial unificada CUT, Força Sindical, UGT e federações filiadas. O presidente da CTB Minas, José Antônio de Lacerda, o Jota, vê com bons olhos a iniciativa de unidade e acredita que a campanha dos metalúrgicos acontece numa condição bastante diferenciada da negociação anterior. Jota lembrou que o governo e o mercado projetam crescimento de 7% em 2010, o que atesta a superação da crise econômica.  “As exportações estão a todo o vapor e todos os setores da economia apresentam crescimento. Esse ano eles não podem reclamar que não tiveram lucro", destacou.

As principais reivindicações são a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e sem cortes de salário, reposição da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), ganho real de 10%  e abonos conforme o salário nominal de cada trabalhador.

Redação: Verônica Pimenta/Jornalista CTB Minas


Nenhum comentário:

Postar um comentário