16 de jul. de 2010

Pesquisa inédita avalia condições de saúde e trabalho dos vigilantes mineiros

Texto: Carlos Eduardo Carrusca
Enviado por: Vera Gomes


No dia 18 de setembro de 2010, ocasião do II Seminário Estadual sobre as Condições de Trabalho e Saúde dos Vigilantes, o Sindicato dos Empregados de Empresas de Vigilância e Transporte de Valores de Minas Gerais lançará o livro “Saúde e trabalho dos vigilantes patrimoniais e do transporte de valores” organizado por Carlos Eduardo Carrusca Vieira (PUC Minas), Francisco de Paula Antunes Lima (UFMG) e Maria Elizabeth Antunes Lima (UFMG).

A publicação apresenta os resultados de uma pesquisa intitulada Análise Ergonômica e Psicossocial das Condições de Saúde e Trabalho dos Vigilantes Patrimoniais e do Transporte de Valores, realizada pelos pesquisadores Carlos Carrusca, Maria Elizabeth A. Lima, Francisco de Paula A. Lima, Carolina Alda de Matos, Cassiana Machado F. Oliveira, Maria Andréia A. Leandro.

Fruto de uma parceria firmada entre os pesquisadores, o Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais e o Ministério Público do Trabalho, representado pela procuradora Advane de Souza Moreira, o estudo é inédito, o primeiro realizado no Brasil agregando metodologias qualitativas e quantitativas na investigação das condições de trabalho e saúde dessa categoria profissional.

Categoria comumente invisível, de tempos em tempos ganha notoriedade, ao ocupar as páginas dos jornais em decorrência de atos de violência que sofrem em assaltos e, sobretudo, quando agridem usuários dos serviços onde trabalham. Como teremos ocasião de discutir, os resultados obtidos pelo estudo permitem compreender esses atos de violência por parte dos vigilantes.

O estudo revela também que os vigilantes são vítimas de distúrbios de saúde relacionados às condições e organização do trabalho. O livro apresenta casos reais de vigilantes acometidos de transtornos mentais que foram estudados pelos pesquisadores. Deste modo, discutiremos como o processo de adoecimento ocorre e os fatores do trabalho relacionados aos distúrbios de saúde, bem como as medidas de proteção à saúde dos vigilantes.

Durante o Seminário, será também apresentado o Núcleo de Apoio Psicológico aos vigilantes vítimas de violência no trabalho, que funciona na sede do Sindicato dos Vigilantes, desde março de 2010.

Um comentário:

  1. Preocupado com as condições de saúde e trabalho dos vigilantes, o nosso sindicato desenvolveu um estudo que apontou os principais problemas relacionados a saúde dos trabalhadores em decorrencia de uma série de motivos entre os quais, falta de estrutura, assédio moral e muitos outros.

    A partir dos resultados das pesquisas realizadas, o sindicato ganha uma ferramenta muito importante para brigar com o segmento pelos trabalhadores.

    Quando temos a ciência trabalhando junto com a entidade, as conquistas torna mais possíveis.Um exemplo é a luta pela volta da aponsentadoria especial , depois de 25 anos de contribuição. foi o entendimento por parte do governo de que os vigilantes não teria desgaste suficiente para aposentar mais cedo.

    Agora as ações futuras que pedir o direito de aposentadoria especial vai ser enriquecido com o comparecer de grandes estudiosos ,da Fundacentro,PUC,UFMG,que comprovam que a profissão de vigilantes é insalubre e ,isto poderá influenciar nas decisões dos magistrados Brasileiros ,no tange aos direitos ou não dos vigilantes aposentar com menos tempo que os outros profissionais.

    Vera Gomes, diretora da CTB Minas e do Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais

    ResponderExcluir