23 de ago. de 2010

CTB Minas realiza Encontro Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

A CTB Minas realizou o Encontro Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no último sábado (22/08) na cidade de Monte Carmelo. A reunião aconteceu com lideranças, nos moldes das demais programadas, com discussão sobre o Planejamento Estratégico Situacional (PES) e análise de conjuntura, em especial sobre o posicionamento da classe trabalhadora nas Eleições 2010.

O presidente em exercício, José Antônio de Lacerda (Jota) e Gelson Alves, Secretário de Comunicação e Imprensa, coordenaram os trabalhos. Na análise de conjuntura, Jota destacou a necessidade de os trabalhadores aprimorarem seu olhar, avaliar corretamente o mundo atual, habilitando-se para intervenções organizadas na defesa dos seus direitos.


Segundo a avaliação de Jota, os trabalhadores continuam pagando pela crise do sistema capitalista provocada pelo sistema imobiliário e financeiro internacional. Prova seriam as altas taxas de desemprego e a constante ofensiva dos patrões, na tentativa de retirar direitos conquistados. Jota ainda destacou que tem ocorrido uma grande resistência por parte das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, como a marcha pela redução da jornada e a luta pelo fim do Fator Previdenciário, que continua organizada.

Estiveram presentes no Encontro Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba lideranças dos trabalhadores rurais, metalúrgicos, trabalhadores da educação, servidores públicos  municipais  e do estado. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Carmelo, Divino Batista, destacou a importância de se unificar a luta dos trabalhadores no campo e na cidade. Divino acredita que a solidariedade entre essas duas parcelas da classe trabalhadora pode estar na consciência de questões cotidianas, como a origem do alimento que colocamos à mesa. O trabalho escravo e a exploração de crianças e adolescentes ainda são realidades a serem combatidas no campo, conforme destacou o sindicalista.

Divino Batista

Gelson Alves avaliou que os temas debatidos são bastante pertinentes, e informou que algumas questões como o combate ao analfabetismo no campo e a luta pela função social da propriedade já fazem parte do programa de ação da CTB. Ainda de acordo com Gelson Alves, o debate proposto pelos trabalhadores do Triângulo e Alto Paranaíba será agora encaminhado à Comissão de Formação da CTB Minas.  Os encontros Regionais da Central acontecem até o mês de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário