17 de set. de 2010

Salários sobem e desemprego cai

Por: Thomas Ferreira Jensen*
 
Publicado no Site Brasil de Fato  em 15/09/2010 

Estudo divulgado em 26 de agosto pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que 97% dascategorias de trabalhadores que negociaram reajuste de salários no primeiro semestre deste ano conquistaram aumentos iguais ou acima da inflação medida pelo INPC, do IBGE. Trata-se de desempenho melhor que o obtido pelas mesmas 290 unidades de negociação nos anos de 2008 e 2009, quando o percentual de negociações com reajustes iguais ou superiores ao índice foi, respectivamente, 87% e 93%.

Entretanto, a proporção dos aumentos reais (acima da inflação) em percentuais próximos do índice inflacionário continua elevada. Aproximadamente 63% dos reajustes em 2010 resultaram em ganhos reais de até 2% acima da inflação. No acumulado dos três anos (2008-2010), 89% das negociações acompanhadas obtiveram ganhos acima do índice inflacionário; 3% se igualaram ao índice e 8% ficaram abaixo, ou seja, acumularam perdas. Apesar do resultado positivo, os aumentos reais, em sua maioria, ainda estão abaixo dos ganhos de produtividade, ou seja, a produção física de mercadorias e serviços e o faturamento das empresas têm crescido bem acima da remuneração paga aos trabalhadores.

  Site dessa imagem

Os resultados do estudo indicam que as entidades sindicais estão conseguindo fazer da reposição das perdas inflacionárias o patamar mínimo da negociação dos reajustes salariais. Dentre os fatores que contribuíram para o resultado dos reajustes salariais no primeiro semestre de 2010 destacam-se a retomada do crescimento econômico no Brasil, sobretudo na indústria, com reflexos no aumento da contratação de trabalhadores com registro em carteira; os aumentos reais concedidos ao salário mínimo oficial, que têm afetado positivamente as negociações das categorias profissionais de menor remuneração; e a redução no percentual dos índices adotados como referência nas negociações para reposição inflacionária. A inflação medida pelo INPC-IBGE no 1° semestre de 2010 foi a menor dos últimos três anos. Em 2010, a média da inflação acumulada em 12 meses para cada data-base do  primeiro semestre foi de 4,89%. Em 2008 e 2009, as médias foram, respectivamente, 5,67% e 6,06%.

Além disso, a queda nas taxas de desemprego verificadas no primeiro semestre também impulsionou os melhores resultados das negociações coletivas. Em julho, a taxa de desemprego recuou para 12,4%, frente aos 12,7% registrados em junho, no conjunto das sete regiões metropolitanas onde é realizada a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) – Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo e no Distrito Federal. Em julho de 2009, a taxa de desemprego estava em 14,8%. Segundo a PED, estavam desempregados em julho deste ano 2,729 milhões de trabalhadores.

Esta conjuntura sinaliza que as categorias que negociam reajustes salariais no segundo semestre – como metalúrgicos, químicos, bancários e comerciários – devem conquistar percentuais de aumento real próximo do que estão reivindicando, ou seja, perto de 5% acima da inflação esperada, que não deve ultrapassar 4,5%.


* Thomas Ferreira Jensen é economista do Dieese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário