6 de out. de 2010

Sul de Minas intensifica participação na greve dos bancários

O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Poços de Caldas e de mais 26 municípios realiza uma assembleia amanhã (07/10) em São Sebastião do Paraíso. A reunião está programada para as 17h, no salão de eventos do Hotel Cosini.

De acordo com o presidente do Sindicato, Agnaldo Alves Viana, a assembleia faz parte da greve nacional dos bancários. Os trabalhadores reivindicam reposição salarial de 11%, mais 6% de ganho real.



Em quatro rodadas de negociação, a oferta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não passou de 4,29%. A data-base é 1ª de setembro. Outra reivindicação é a correção do sistema de participação nos lucros e resultados. “Por conta da estrutura dos cargos, quem ganha mais acaba com participação maior nos resultados”, destacou Agnaldo Alves Viana.

O sindicalista acredita que os bancários de cidades pequenas são os que mais sofrem com o sistema de gestão bancária. A quantidade e perfil dos clientes não comportam as metas de crescimento, que poderiam chegar a 30%, dependendo da movimentação semestral.

Atraso na abertura de agências

Hoje pela manhã, o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Poços de Caldas e Região fez uma manifestação na zona bancária de Poços, com o objetivo de atrasar a abertura das agências.

Os trabalhadores já promoveram quatro manifestações desde o início da greve nacional, em 28 de setembro, e prometem esquentar ainda mais as baterias. Somente Poços de Caldas possui 16 agências bancárias, incluindo as principais redes, como Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú-Unibanco, Santander, Mercantil do Brasil e HSBC.

De acordo com Agnaldo Alves Viana, participaram da mobilização trabalhadores de todas as agências da cidade. “Demos o recado de que a gente não concorda com a federação patronal”, comemora. Ele ainda afirmou que a diretoria regional da CTB Minas foi fundamental na mobilização. Agnaldo espera que os trabalhadores classistas continuem contribuindo com a campanha dos bancários.

O balanço da primeira semana de greve mostra que os trabalhadores conseguiram parar 7.437 agências bancárias em todo o Brasil, o que corresponde a 37% do total. Os números são da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financiero (Contraf).

Foto: Divulgação Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Poços de Caldas  e Região.



4 comentários:

  1. Meu caro Agnaldo, tudo bem é greve, mas greve protocolar da CUT, greve combinada com banqueiros e bancos públicos, faz parte do calendário, Não comemore tanto, mas mantenha o entusiasmo. A CTB NO MEIO SINDICAL BANCÁRIO É VIA ACESSÓRIA DA CUT, comandada por coroneis que detém cargos e tomam decisões de acordo com interesses pessoais. É TUDO PELEGO IGUAL A CUT.

    ResponderExcluir
  2. Me perdoe~, Agnaldo não sou anônimo. Rogério Pires

    ResponderExcluir
  3. Caro Rogério Pires;

    A CTB foi fundada há dois anos por trabalhadores e trabalhadoras que acreditam na luta por uma sociedade igualitária e na independência da nossa classe. Devido à nossa consistência ideológica e ao trabalho sério, já somos a terceira central sindical do País.


    Os trabalhadores e trabalhadoras já reconhecem que a CTB transformou o cenário sindical brasileiro e tem o potencial de contribuir cada vez mais para essa mudança em favor da transparência e da democracia no meio sindical.

    Você tem o direito democrático de opinar, mas destacamos que o respeito à seriedade do nosso trabalho e ao das demais centrais é fundamental em qualquer debate sério e democrático.

    Compreendemos que a união da classe trabalhadora nesse momento histórico, significa a unidade de ação, apesar das divergências ideológicas entre as centrais.


    A unidade é o principal ponto programático da CTB, e ninguém pode negar que essa ousada atuação em favor do diálogo tem rendido bons frutos à classe trabalhadora. Exemplo: somos a única central que não participou do acordo com o governo, que previa a substituição do fator previdenciário pelo fator 85/95. Dialogando com as demais centrais, conseguimos reverter o quadro. A CTB também protagonizou o resgate histórico da Conclat.


    Gostaríamos muito que você nos fizesse uma visita, para conhecer de perto nossa atuação com os sindicatos, as orientações em campanhas salariais e nas mobilizações em defesa de Projetos de Lei importantes (como a redução da jornada de trabalho), além dos cursos PERMANENTES de formação sindical.


    Respeitosamente;

    Diretoria da CTB Minas.

    ResponderExcluir
  4. Anonimo fala : Devemos nos informar mais sobre as clausulas negociadas ...
    * Descomissionamento com apenas 01 avaliação !!
    * em caso de doença , 90 dias e babau ao cargo... votamos a ser PE...

    Ninguem liga

    ResponderExcluir