6 de dez. de 2010

CTB Minas chega a 70 filiações em novembro


A Diretoria Plena da CTB Minas realizou a reunião de balanço do ano de 2010 na última sexta-feira, 3 de dezembro. A avaliação do Planejamento Estratégico Situacional (PES) foi positiva, com todas as metas cumpridas integral ou parcialmente nos quesitos "Eleições", "Comunicação Social" e "Formação Sindical". O saldo parcial, até o mês de novembro, é de 70 sindicatos e federações filiadas. O número pode chegar a 100, ainda neste ano, segundo documento aprovado pela Diretoria.


Da esquerda para direita: Zito Vieira (ex-candidato a Senador), Gilson Reis (presidente CTB Minas) e Deputado Carlin Moura

A CTB intensificou o trabalho com servidores públicos municipais e trabalhadores rurais. O diretor Adelmo Rodrigues destaca que os avanços são, em boa parte, por causa do trabalho de formação sindical, consolidado em 2010. Mas ele acredita que a CTB "precisa trabalhar mais para congregar trabalhadores do campo e da cidade". Adelmo destaca que a maioria dos 853 municípios mineiros têm sindicatos de trabalhadores rurais, e boa parte não é filiada a nenhuma Central Sindical.

Diretores defendem organização dos trabalhadores rurais

O Secretário Adjunto Marcus Gennari destacou que a proximidade com os rurais ocorre para proteger as conquistas da categoria. Gennari está preocupado com a tentativa permanente de provocar um racha na organização, especialmente no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. "Há, por parte de uma outra central, a busca de dividir os rurais, tentando criar novos sindicatos e uma federação de trabalhadores na agricultura familiar". Atualmente, os trabalhadores rurais assalariados e da agricultura familiar estão organizados unicamente na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg). Muitas pessoas são atraídas pela promessa de que uma nova federação ajudaria a captar mais recursos.



A Secretária de Política Agrícola e Agrária, Maria Rita Fernandes de Figueiredo, avalia que a dificuldade concreta de acesso e luta pela terra é o principal motivo por que a falsa organização sindical atrai muitos trabalhadores. Eles confiam nas promessas fáceis e se perdem na discussão. "A gente precisa ter a capacidade política de gerir essa demanda no campo. Não precisamos de companheiro que fique atrás do balcão simplesmente fazendo despachos que já são feitos pelo Ministério do Trabalho", afirma.

O PES da CTB Minas programa as ações sindicais até maio de 2011. A reunião da Diretoria Plena contou ainda com a presença do deputado estadual Carlin Moura (PCdoB) e do deputado eleito Celinho do Sinttrocel, do mesmo partido. Celinho é o único sindicalista na Assembléia de Minas Gerais.

Redação: Verônica Pimenta - Jornalista CTB Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário