17 de fev. de 2011

Nota da CTB Minas sobre a votação do reajuste do salário mínimo

Comunicado à sociedade e à imprensa;

Charge: Nani Humor

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais (CTB Minas) avalia que a votação da política de reajuste salário mínimo na última quarta-feira, dia 16, inaugura mal o governo Dilma. A presidenta não honrou o compromisso com aqueles que a sustentaram nas urnas, em detrimento da boa relação entre governo e capital financeiro.

Os trabalhadores votaram em Dilma na esperança de aprofundar os avanços econômicos e sociais recentes. Sabe-se que o salário mínimo contribui para uma economia autônoma e mais robusta. O modelo de desenvolvimento que o País requer presume a distribuição de renda, com inclusão dos mais pobres no mercado de trabalho e de consumo, além de um cenário econômico estabilizado pelas atividades produtivas internas. Contraditoriamente, Dilma anuncia cortes de gastos e manutenção dos juros altos, colocando em evidência a pauta daqueles que foram derrotados politicamente na sua eleição.

O governo envia o seu recado aos movimentos social e sindical. Nossa resposta é a mobilização contínua pelo cumprimento da agenda aprovada na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora de 2010, a Conclat. O salário mínimo digno é apenas um fragmento daquilo que de fato nos mobiliza: o desenvolvimento com valorização do trabalho. Essa necessidade do País e dos trabalhadores traduz-se, neste momento, em uma política ampla para o trabalho na cidade e no campo, que inclua a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais - sem cortes salariais - e o fim do fator previdenciário, entre outras medidas.

Belo Horizonte, 17 de fevereiro de 20011.

Assina este documento a Diretoria da CTB Minas.

Um comentário:

  1. Concordo com o artigo e creio que a Presidenta deveria refletir e agir em favor dos menos favorecidos do País: Os trabalhadores e aposentados que vivem com o salário mínimo!!
    Silvanio
    Pres. do Sintram - Divinópolis-MG

    ResponderExcluir