21 de fev. de 2011

Rodoviários de BH fazem nova paralisação a qualquer momento


Os rodoviários de Belo Horizonte e 27 municípios da Região Metropolitana continuam em estado de greve. A assembleia de domingo (20/02), rejeitou a proposta patronal de 8% de reajuste, contra os 23% reivindicados pelo Sindicato da categoria, que ainda tenta reduzir a jornada diária de 6h40 para 6h.


A assembleia autorizou seus dirigentes a organizar atos permanentes de mobilização. A diretoria do Sindicato passou boa parte da manhã e tarde desta segunda-feira (21/02) reunida. Isso significa que pode haver novas paralisações a qualquer momento.


Segundo o coordenador político da entidade, Denilson Dorneles, as negociações não avançam porque o Sindicato das Empresas de Transporte (Setra) condiciona a possibilidade de negociar o reajuste à retirada de ações judiciais. Além da insalubridade de trabalho, os trabalhadores tentam reverter, na Justiça, a substituição de cobradores por catracas eletrônicas. Outro ponto importante da campanha reivindicatória é o piso unificado nos 27 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.


Há onze dias em estado de greve, os rodoviários já promoveram duas paralisações parciais. Denilson Dorneles não descarta uma paralisação geral, que ele faz questão de destacar, é legítima. “As duas formas de paralisação são importantes para mobilizar a categoria, trazê-la para perto de nós. Quando a categoria está mobilizada, e a gente já sabe que já se esgotaram todas as possibilidades de negociação, quando já se criou um impasse, é certo fazer a greve geral”.

 
Redação: Verônica  Pimenta - Jornalista CTB Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário