15 de fev. de 2011

Valorização a educãção ...



Por: Silvânio Alves*

Na qualidade de Presidente do Sintram (Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro Oeste de Minas) manifesto a minha alegria e contentamento por, nesse momento histórico, representar os Profissionais da Educação de Divinópolis-MG.

Acredito em Educação Pública de qualidade e luto com todas as forças de minha convicção para que os profissionais da Educação sejam reconhecidos pelos pais de alunos, pela sociedade e pelos Governos Federal, Estaduais e Municipais. Não é possível mudar uma sociedade sem Educadores valorizados e estimulados para darem o melhor de si em prol de uma sociedade desenvolvida social e culturalmente.

Tenho dito em minhas palestras que: “A educação pode não te garantir o sucesso, mas a ausência dela te garante o fracasso”. E mais: “A educação é estrada que pavimenta o caminho que leva à sabedoria e o conhecimento”.... Afirmo que sou enamorado e apaixonado pela Educação. Gostaria que todos fossem contagiados por esse sentimento. Digo que Educação só alcançará a sua importância quando ela for prioridade da sociedade e não prioridade de candidatos e de governo em seus discursos.

A minha alegria se dá porque no dia 11 de fevereiro, na Câmara Municipal de Divinópolis, com o Plenário lotado de Educadores, foi aprovado, por unanimidade, a Lei Municipal que institui o Plano de Cargos, Carreira e Salários da Educação Municipal de Divinópolis-MG. Um Plano que tem metas claras de valorização dos Trabalhadores em Educação e prevê isonomia para os Educadores que tem a mesma formação, ou seja, os Professores dos anos iniciais terão o mesmo salário que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Essa Isonomia se dará progressivamente até o ano de 2013. O PCCS da Educação foi construído por uma Comissão Paritária, na qual a metade de seus membros eram trabalhadores da Educação, eleitos na Assembleia de Educadores, em Junho de 2009. Embora não seja profissional da Educação, os Educadores me elegeram para fazer parte dessa comissão como seu representante.

A Comissão paritária se reunia duas vezes por semana durante o período de agosto de 2009 a julho de 2010, quando entregou o resultado de seu trabalho ao Governo Municipal, depois de diversas assembléias para que a categoria votasse as propostas construídas pela comissão. Dessa Época em diante, a comissão se reuniu para verificar se o governo estava respeitando o que a categoria aprovou em assembléia. O governo, depois de fazer novos estudos, disse que o orçamento municipal não teria condições de absorver os impactos financeiros dos avanços aprovados pela categoria e apresentou novas propostas, assumindo o compromisso de que o texto construído pela comissão seria respeitado o que mudaria, em sua nova proposta, seria o cronograma de desembolso financeiro para garantir a valorização da categoria. Proposta que foi aprovada pela categoria no dia 03 de fevereiro de 2011 e transformada em Projeto de Lei, que foi votado pela Câmara Municipal, em Sessão Extra-ordinária, dia 11 de fevereiro de 2011.

Quero parabenizar aos Educadores que sempre acreditaram no Sintram e na comissão. Os Educadores mostraram sua força e unidade nessa luta árdua para alcançar essa vitória ! Sinto orgulho de fazer parte dessa comissão e de estar presente nesse momento histórico para os Educadores de Divinópolis. Parabéns Educadores, vocês merecem!!!

* Silvânio Alves é presidente do Sintram.

Artigo originalmente publicado no Recanto das Letras, em 12 de fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário