28 de abr. de 2011

CTB Minas já tem Coletivo Estadual de Jovens



A CTB Minas fundou, na quarta-feira (27/04), o Coletivo de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras. Eles se reuniram no 2° encontro estadual, em Belo Horizonte. “Agora é trabalhar, ir para base e reunir o Coletivo”, comemora Juliana de Souza Matias, Secretária Estadual de Juventude. Ela informa que os 10 membros serão responsáveis por articular questões programáticas dentro dos sindicatos, além de agregar a temática da juventude ao universo sindical.


Identificações: no fim da postagem

Os jovens entre 15 e 29 anos formam a maior parcela da População Economicamente Ativa brasileira, com 50 milhões de pessoas. Essa condição não lhes garante espécie alguma de hegemonia. Nesse esse grupo, estão concentrados os salários mais baixos e empregos de pouca qualificação. “Não é um problema específico, é uma questão central do Brasil. Não dá para ter um projeto de desenvolvimento sem incorporar a juventude”, explica Paulo Vinícius, Secretário Nacional de Juventude.
 
Nos dias 14 e 15 de março, a executiva nacional da CTB deliberou mais prioridade à organização da juventude trabalhadora.  “Trata-se agora de apoiar a construir uma rede que chegue a todas as unidades da federação, o que vai culminar com a realização da primeira plenária nacional da juventude da CTB”, adianta Paulo Vinícius. O evento será no dia 12 de dezembro, em Brasília.



Participaram do encontro estadual em Belo Horizonte jovens trabalhadores rurais, metalúrgicos, do setor de telecomunicações, auxiliares de educação, professores, além de servidores públicos municipais. Para Celina Arêas, Secretária Nacional de Formação, está bastante evidente a necessidade de cada vez mais formar valores classistas entre os jovens. “Esse sentimento de classe e de unidade fará com que a CTB avance e seja reconhecida no estado”, conclui.


Identificações da esquerda para direita: Gelson Alves (Sec. Comunicação CTB Minas), Maria Alves de Souza (Coordenadora de Jovens da Fetaemg), Celina Arêas (Sec. Nacional de Formação da CTB), Paulo Vinícius (Sec. Nacional da Juventude Trabalhadora), Juliana de Souza Matias (Sec. Juventude Trabalhdora da CTB Minas) Gilson Reis (Presidente da CTB Minas)

Verônica Pimenta - CTB Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário