26 de abr. de 2011

Encontro de Jovens da CTB Minas acontece nesta 4ª feira

A CTB Minas já está em contagem regressiva para a realização do 2º Encontro Estadual dos Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras. O evento acontece nessa 4ª feira, dia 27 de abril, no auditório do Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Confira a entrevista com Juliana de Souza Matias, Secretária de Juventude da CTB Minas e Coordenadora Regional de Jovens Trabalhadores do Rio Doce – Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais).



Você assumiu a Secretaria de Juventude há dois meses e já encara uma grande tarefa, organizar o Encontro. Que espécie de desafios há neste fato?

Trabalhar com a juventude é sempre um desafio, e este é só mais um na luta por uma juventude organizada e sensível às políticas públicas que lhe cabem por direito e dever. Precisamos mobilizar os jovens trabalhadores e trabalhadoras, para que eles se organizem cada vez mais, mostrando que podem contribuir com a construção de políticas públicas de verdade, e não mera campanhas eleitoreiras como se vê acontecendo nos últimos anos.

Qual sua expectativa para o Encontro?

A nossa expectativa para o evento, apesar de o tempo estar muito corrido, é muito boa. Esperamos 70 jovens. Isso mostra a importância que a CTB Minas vem dando à juventude, além do comprometimento com a mesma.



 O que fará o Coletivo de Jovens?

O Coletivo se reunirá sempre que preciso, para deliberar alguns assuntos sobre a organização e mobilização da juventude trabalhadora, englobando a juventude urbana e rural. Apenas conseguiremos fazer a diferença e avançar nas políticas públicas quando trabalhadores rurais e urbanos estiverem definitivamente unidos.

A juventude é naturalmente diversa e plural. Completando este fato, em Minas temos muitos municípios com características rurais. Já está pensada alguma forma de organização regional do Coletivo?

Exatamente por termos essa diversidade, é que devemos nos organizar e somar forças em todo o estado. Temos, sim, muitos municípios com características rurais, mas não podemos nos esquecer dos demais jovens trabalhadores de outros sindicatos.

Quem são debatedores e palestrantes confirmados?

Paulo Vinicius, Secretário Nacional da Juventude Trabalhadora da CTB e Maria Alves de Souza, coordenadora estadual dos Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Fetaemg, além de Gilson Reis, presidente da CTB Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário