27 de jan. de 2012

CTB Minas Regional Sul apresenta balanço das atividades em 2011


Dois mil e onze foi um ano de lutas intensas para os movimentos sociais em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. A CTB Minas, defensora da classe trabalhadora e de um projeto nacional de desenvolvimento que atenda às necessidades do povo mineiro, protagonizou várias lutas ao longo do último ano.
No Sul de Minas, destacamos a filiação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e Mobiliário de Passos, Alpinópolis, Cássia, Fortaleza de Minas, Ibiraci, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra e São Sebastião do Paraíso (Sindiconstro), entidade combativa e de luta.
A CTB acompanhou a greve dos trabalhadores rurais de Guaranésia; eleição do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alfenas; eleição do Sindicato dos Servidores Públicos de Poços de Caldas; eleição no Sinpro Minas, bem como a realização do 1º de Maio Unificado em diversas cidades do Sul de Minas.
Também participou das eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Lavras; da fundação do Sindicato dos Metalúrgicos de Jacutinga e Região; e promoveu um curso de formação sindical em Andradas.
A CTB Minas Regional Sul busca defender a unidade dos movimentos sociais, tendo como experiência a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) em defesa do Projeto Brasil. A CMS, entidade aglutinadora e de ação unificada das entidades populares, que articula com os movimentos sindicais e sociais, vem potencializando seu protagonismo na construção de uma sociedade justa e igualitária na defesa dos interesses dos trabalhadores.
As incisivas lutas da CTB Minas e sua intransigente defesa da democracia social e da igualdade nas relações de trabalho garantiram importantes vitórias de ordem política em 2011, como o combate à discriminação no trabalho, a luta pela regulamentação do Estatuto da Igualdade  Racial  e a aplicação das Convenções 100 e 11, valorizando  a  celebração dos acordos coletivos na equidade  das  relações de trabalho, fundamentais na ampliação das lutas da classe trabalhadora com justiça social e democracia nos locais de trabalho.
A CTB Minas Regional Sul também tem participado ativamente de várias campanhas nacionais, como pelo direito à educação e por uma educação pública, laica e de qualidade; pelos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação; garantia do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), com investimentos urgentes para a Educação e valorização de todos os profissionais em Educação.
A CTB tem apoiado de perto a luta dos estudantes e reforçando a defesa de um PNE que garanta, além da imediata destinação  de 10% do PIB para a Educação, a valorização dos educadores, regulamentação como instrumento de controle no combate à mercantilização do ensino, entre outros pontos. O tema motivou a realização de vários seminários de trabalhadores e trabalhadoras em Educação no Sul de Minas, promovidos pela CTB Minas, Fitee, Sinpro Minas e SAAEMG.
A CTB Minas Regional Sul esteve presente nas etapas preparatórias para as conferências nacionais. A CTB entende que é prioritária a participação dos trabalhadores nesse processo, com participação ativa nas conferências Regional e Estadual do Trabalho Decente em Minas Gerais e outras.
Assim como em 2011, neste ano vamos a CTB Minas Regional Sul intensificará ainda mais a luta em prol da classe trabalhadora, pois somente com mobilização e garra vamos colocar os trabalhadores como protagonistas em sua construção histórica. A CTB tem consciência de sua importância na construção de uma sociedade sem explorados e exploradores.

Wagner Ribeiro, coordenador da CTB Sul de Minas
Leandro Carneiro Batista, diretor da CTB Sul de Minas e do SAAEMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário