25 de jan. de 2012

Vitória dos trabalhadores: Metalúrgicos de Jacutinga aprovam a criação do Sindimetal


Os metalúrgicos de Ja­cutinga e região obtiveram uma grande vitória no último dia 6 de janeiro. Em assembleia, realiza­da no clube da cidade, os traba­lhadores aprovaram a criação do Sindimetal de Jacutinga e Região. O atual sindicato, dos metalúrgicos de Pouso Alegre e região, sempre se recusou a abrigar em seu seio a luta pelos trabalhadores de Jacu­tinga.
A decisão dos trabalha­dores se deu após a direção do atual sindicato se recusar a acatar a deliberação dos próprios traba­lhadores, entrando num debate in­fundado, e pelo fato de a CUT-MG ter quebrado o acordo feito com a CTB para abertura das conversa­ções com vistas à criação do novo sindicato.
Numa atitude antidemo­crática, o presidente da CUT usou dos mais variados artifícios para impedir a organização dos meta­lúrgicos de Jacutinga. Antes de abandonar a assembleia, chegou, inclusive, a pedir a cassação do mandato do diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Pouso Alegre Douglas, pelo fato de ele apoiar a fundação do novo sindicato.
Não bastasse, a CUT mo­bilizou um verdadeiro batalhão de “seguranças” do ABC Paulista na tentativa de intimidar os dirigentes da CTB e os trabalhadores. Mas os metalúrgicos, apoiados pela direção da CTB resistiram e fize­ram valer seu direito de criar um sindicato classista que represente de fato a categoria, que até então não tinha representatividade.
Com o Sindimetal Jacutin­ga, nenhuma garantia será perdi­da, pelo contrário. Será possível avançar e novas conquistas serão obtidas. Nenhum acordo firmado anteriormente será descumprido, por garantia de lei. Finalmente, os trabalhadores vão se libertar das mãos de dirigentes sindicais oportunistas que só apa­recem na cidade para de­fender seus próprios interesses.
Vale lembrar a situação dos metalúrgicos de Alber­tina, que não tinham seus salários respeitados e não recebiam o piso estabelecido pela Convenção Co­letiva. Com a criação da comissão responsável pela fundação do Sindimetal Jacutinga, finalmente os direitos dos trabalhadores co­meçaram a ser resgatados.
Com mais esta vitória, a CTB reafirma seu compromisso e apoio incondicional à luta dos tra­balhadores e trabalhadoras. Va­mos nos manter firmes e unidos até a vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário