2 de abr. de 2012

CTB Minas convoca para o “ato contra a desindustrialização e pela geração de emprego e renda” dia 12/4 em BH


A CTB Minas, em parceria com as  centrais sindicais, movimento sindical, movimentos sociais e federações, convoca toda a classe trabalhadora, sindicatos, associações e federações para o grande ato contra a desindustrialização e pela geração de emprego e renda, no dia 12 de abril, às 14h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O ato contra a desindustrialização e pela geração de emprego e renda faz parte do calendário de atividades do movimento “Grito de Alerta em Defesa da Produção e do Emprego”, construído pelo Fórum das Centrais Sindicais com o apoio do setor industrial.
Também compõem o movimento estudantes, entidades, sindicatos e federações, como Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal), Sicetel, Sinafer, Simefre, Sinditextil, Abine, Abimaq, Abiquim, Abipeças, Sicetel, LABR, Fiemg, Abifa, Abiplast.
O movimento Grito de Alerta nasceu do Pacto pelo Desenvolvimento com Geração de Emprego e Renda, construído unitariamente pelas centrais sindicais, preocupadas com a eliminação dos postos de trabalho na indústria nacional, a perda de participação da indústria no PIB brasileiro no ano passado e o crescimento das importações de produtos acabados ao passo que as commodities ganham peso na balança comercial.
Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2011 com um saldo bem abaixo das primeiras projeções do governo, que era de 3 milhões de novos postos de trabalho na indústria. Só em novembro, o IBGE registrou queda de 0,1% se comparado com o mês anterior.
Para a CTB, é imperativo que o setor produtivo brasileiro deixe de ser penalizado pela alta taxa de juros, pela sobrevalorização cambial e pela entrada de mercadorias livres de taxas em nossos portos.
Daí a importância da união de todos os setores da sociedade nesta luta contra a desindustrialização, que precisa de uma solução emergencial. Pois, da forma como está, não há a menor condição de a indústria brasileira competir com os produtos estrangeiros.
Além de Belo Horizonte, estão sendo realizados atos nas principais capitais do País. Na capital paulista, o ato será na próxima quarta-feira, 4, a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde são esperados mais de 100 mil trabalhadores.
No último dia 26 de março, foi a vez de Porto Alegre receber o ato, que contou com a participação de cerca de 10 mil trabalhadores, empresários e estudantes, que iniciaram uma caminhada até o Palácio Piratini, onde os sindicalistas entregaram ao governador do estado, Tarso Genro, o documento chamado “Medidas emergenciais para retomada da indústria nacional”, com as propostas para estancar a desindustrialização do país. Já em Santa Catarina, o ato foi realizado no dia 28 de março.
O calendário de atividades também prevê manifestações em Curitiba (3 de abril),  Manaus (13 de abril), Fortaleza, Salvador, Brasília (10 de maio), entre outras.
Assim sendo, a CTB Minas reforça a importância da participação de todas as entidades e seus filiados, em grande número, para o sucesso do ato em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário