22 de mai. de 2012

Participantes ressaltam importância da reunião do Pleno da CTB Minas para o fortalecimento do movimento sindical

A reunião do Pleno da CTB Minas, realizada nos dias 18 e 19, no auditório do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro Minas), no Centro de Belo Horizonte, debateu temas de grande importância para o movimento sindical na atualidade, como a unicidade e a contribuição sindical.


A direção da CTB também apresentou um balanço da central nos últimos meses, nas áreas da saúde, comunicação, formação e finanças, e deliberou sobre a realização de uma série de atividades para os próximos meses, tais como:
- Apoiar as candidaturas, nas eleições de 2012, de companheiros e companheiras candidatos a vereadores e prefeitos comprometidos com as causas dos trabalhadores;
- Promover um seminário, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre regulamentação do artigo 8º da Constituição Federal;
- Promover debates e atos públicos regionalizados sobre a unicidade sindical, contribuição sindical e a Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho (OIT);
- Filiar ao menos 50 sindicatos legalizados até o final de 2012;
- Preparar um grande Encontro da CTB Minas no ano de 2013;
- Organizar um curso de formação de formadores em Minas Gerais com objetivo de criar coletivos regionais de formação;
- Realizar reuniões itinerantes da diretoria plena em Minas Gerais;
- Promover uma campanha pela ratificação da Convenção 151 da OIT e debater as principais bandeiras dos servidores públicos.
Dirigentes sindicais de entidades filiadas à CTB Minas e militantes de diversas regiões do Estado participaram da reunião, que também contou a presença do presidente nacional da entidade, Wagner Gomes, e do presidente da seção estadual, Gilson Reis, entre outros.
Veja a opinião de alguns dirigentes sindicais que participaram do encontro do Pleno da CTB Minas:
Joaquim Júlio de Almeida, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Passos e Região: “Foi muito importante participar deste encontro pela riqueza de informações que obtive. Geralmente, nós do interior ficamos mais afastados e quando as informações chegam, costumam estar defasadas. Proponho à CTB que realize mais reuniões como esta em espaços de tempo mais curtos, pois o caminho é este. Parabéns à diretoria da CTB Minas por esta iniciativa”.


Maria Cosme e Damião da Rocha, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Ponte Nova e Vale do Piranga: “É muito importante encontros como este, principalmente para nós dirigentes sindicais, pois nos ajuda a compreender muitas coisas e nos possibilita tirar muitas dúvidas. Valeu a pena sair de Ponte Nova para assistir a esse debate. No dia 26 de junho, nosso sindicato completará 20 anos de fundação. Saio daqui mais fortalecida para continuar a luta em defesa dos trabalhadores”.






Leandro Carneiro Batista, dirigente do SAAE-MG em Varginha: “Para nós da CTB, esta reunião é muito importante, principalmente neste momento político e sindical porque passa o País. Este debate fortalece a cada um de nós e a nossa luta. É preciso mostrar a realidade e a importância da unicidade e do imposto sindical para a classe trabalhadora. Esta campanha ferrenha da CUT para acabar com a unicidade e com o imposto sindical poderá acabar como movimento sindical. E quem vai ganhar com isso, obviamente, são os patrões e os grandes empresários. Por isso, é fundamental para nós, sindicalistas filiados à CTB, termos um norte e caminharmos juntos em defesa da unicidade e do imposto sindical. Encontros como estes nos possibilita afinar o discurso, obter informações para caminharmos no rumo único e fortalecer o pensamento classista. A CTB é uma central classista e plural que tem lado. E nosso lado é o do trabalhador, diferentemente de outras centrais que existem por aí”.


Adislau Leite da Silva, presidente do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu): “Esse encontro teve uma importância ímpar e foi muito gratificante. Aprendi muito com os companheiros e, naturalmente, vou levar esse aprendizado e as informações obtidas para a base. Uberaba é uma cidade de médio porte, mas, infelizmente, o movimento sindical esteve por muito tempo adormecido, assim como em toda a região. Nosso sindicato também é novo, tem apenas seis anos, mas estamos caminhando no rumo certo. Há dois meses, aprovamos em assembleia a filiação do nosso sindicato à CTB, que há três anos vinha nos dando todo o apoio, independentemente de filiação. Nesses anos, nenhuma outra central se aproximou do nosso sindicato. E a CTB não só se aproximou, como nos deu uma ajuda muito significativa”.


Vicente Cordeiro de Souza, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Capelinha (Sincerca): “Participo da CTB desde a sua fundação. Agora, nos preparamos para colocar em votação a filiação do nosso sindicato à central. A possibilidade de filiação à entidade é grande, pois hoje a diretoria do sindicato está mais consciente. Atualmente, a entidade não está filiada a nenhuma central sindical. Mas consideramos importante filiarmos à CTB porque é uma central nova, com propósito bastante adequado ao que a gente pensa sobre sindicalismo, que vem nos ajudando mesmo não estando filiado”.

José Carlos Maia, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV): “Sempre que possível, a direção do nosso sindicato tem participado de encontros estaduais e nacionais como este, para levar aprendizado à categoria. Sabemos dos nossos problemas e das nossas dificuldades, mas compartilhando com outros sindicatos constatamos que o que acontece em nossa cidade e na nossa região é comum em outros municípios e regiões do Estado. Por isso, considero importantíssimo participar desses encontros promovidos pela CTB. Esta reunião do Pleno, por exemplo, proporcionou um aprendizado muito grande para nós, dirigentes sindicais. A CTB defende a unicidade sindical e essa é uma bandeira que o Sinsem-GV sindicato acompanha e está na luta junto com a CTB”.

Texto e fotos: Eliezer Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário