21 de fev. de 2013

Professor Messias Telecesqui usa a tribuna da Câmara de Alfenas para cobrar pagamento do 13º salário dos servidores municipais


O professor Messias Simão Telecesqui (foto), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), usou a tribuna da Câmara Municipal de Alfenas, na sessão legislativa do último dia 14, para se solidarizar com o servidor público municipal, que continua sem receber o 13º salário. O prefeito Maurílio Peloso (PDT) ainda não sinalizou nenhuma data para o pagamento.
Telecesqui afirmou que quem deve ao funcionalismo é a prefeitura, rebatendo o argumento de que a dívida é de responsabilidade da gestão passada. Criticou a classificação técnica “restos a pagar”, feita pelo atual governo. “É como resto. Se sobrar (dinheiro), paga”, lamentou.
O professor citou que existem fontes às quais o governo pode recorrer para captar recursos para o pagamento dos servidores. Deu como exemplo a Caixa Econômica Federal.
O representante da CTB lembrou que os servidores estão sofrendo com o atraso e que muitos deles tiveram o fornecimento de energia elétrica cortado por falta de pagamento.
Lembrou que o comércio também sofre o impacto, uma vez que o dinheiro referente ao 13º salário do funcionalismo deixou de circular na economia local.
O professor também pediu aos vereadores da oposição que se manifestem e pressionem o prefeito para que faça o pagamento. O vereador Jairo Campos, o “Jairinho” (PDT), que integra o partido do governo, sugeriu um requerimento verbal da Câmara Municipal endereçado ao prefeito para a resolução do problema.
O líder do prefeito na Câmara Municipal, Francisco Rodrigues da Cunha Neto, o “Professor Chico” (PDT), disse que a agonia é válida e que os vereadores da base governista estão preocupados. Afirmou, porém, que não haverá demora no pagamento.
Telecesqui participou, no dia 8 de fevereiro, de um protesto em frente à prefeitura para reivindicar o pagamento do 13º salário do funcionalismo. Antes do protesto, os servidores realizaram uma assembleia da categoria e deliberaram pelo indicativo de greve, permanecendo em alerta. Em seguida, fizeram uma passeata até a prefeitura.
Fonte: Jornal Folha do Lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário