26 de abr. de 2013

3º Congresso da FITV, em Belo Horizonte, defende a valorização dos profissionais de vigilância privada


A Federação Interestadual dos Trabalhadores Vigilantes (FITV) deu início, na noite da última sexta-feira (25), ao seu 3º Congresso, em Belo Horizonte (MG), no Hotel Bristol Merit. O encontro, denominado Vicente Lourenço de Oliveira, em homenagem ao ex-presidente da entidade, que hoje se encontra na Venezuela, atuando na embaixada brasileira naquele país, vai até este sábado (27).
Durante os três dias, dezenas de dirigentes de entidades representativas dos vigilantes dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Bahia vão debater diversos assuntos de interesse da categoria, como a valorização profissional, saúde e segurança do trabalhador, e eleger a nova diretoria da FITV.
A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da entidade, Artur Lúcio de Almeida Vasconcelos; do presidente do Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais, Romualdo Alves Ribeiro; do presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV-PS), José Boavdentura Santos; do diretor da CTB Minas Gelson Alves; do vice-presidente da CUT em Minas Gerais, Carlos Magno de Freitas; da deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG); do superintendente regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE-MG), Valmar Gonçalves de Sousa; e da assessora sindical de saúde e segurança do trabalhador Marta de Freitas.
No final da noite, a FITV prestou uma homenagem ao vigilante mineiro Sérgio Anselmo de Lima, que faleceu em 2011, com a exibição de um vídeo.
Debates
Na manhã desta sexta-feira (26), segundo dia do 3º Congresso, a FITV apresentou a prestação de contas do atual mandato (2010/2013). Também foram realizadas duas palestras, uma sobre a conjuntura nacional e internacional, proferida pelo presidente da CTB Minas e vereador em Belo Horizonte, Gilson Reis (PCdoB), e outra sobre a economia brasileira, pelo Dieese-MG.
À tarde, foi exibido um vídeo sobre a violência, que tanto tem vitimado os trabalhadores vigilantes; e proferida palestra, pelo presidente da CNTV-PS, sobre a Lei 12.740, que determina o pagamento do adicional de periculosidade de 30%, seus aspectos e regulamentação.
Até o final do dia, também haverá uma palestra sobre o papel da segurança privada na Copa do Mundo de Futebol; e a respeito das ações preventivas acerca da saúde do trabalhador.
Eleição
Neste sábado, os dirigentes sindicais participantes do 3º Congresso vão tratar da alteração estatutária da entidade; debater o plano de lutas da FITV para o próximo triênio e eleger e dar posse à nova Diretoria da Federação para a gestão 2013/2016.
Fonte: Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário