4 de abr. de 2013

Comissão da Verdade irá apurar crimes contra trabalhadores


A Comissão Nacional da Verdade (CNV) vai apurar violações de direitos contra o movimento sindical e trabalhadores durante a ditadura civil-militar. O objetivo é criar um novo grupo de trabalho – o 13º desde o início das atividades da CNV em abril de 2012 – que seja dedicado à violência contra os trabalhadores e conte com a participação efetiva das centrais sindicais.
As linhas iniciais de investigação já estão traçadas e devem se concentrar nos casos de perseguição a dirigentes sindicais, intervenções promovidas pelo regime em sindicatos a partir do golpe de 1964, registro da destruição de patrimônio físico e documental dos sindicatos e investigação de prisões, torturas e assassinatos de trabalhadores pelo regime ditatorial.
Categorias como rodoviários, ferroviários e trabalhadores portuários, alvos notórios da repressão, estarão no foco da investigação, assim como cidades onde ocorreram episódios de violência, a exemplo de Santos e Niterói, onde trabalhadores foram presos em navios e no estádio Caio Martins.
Para o presidente da CTB, Wagner Gomes, a iniciativa merece contar com o apoio de toda a classe trabalhadora. “Somente com a devida apuração e a punição àqueles que praticaram esses crimes é que evitaremos que erros semelhantes ocorram no futuro. Outros países na América do Sul já deram exemplos nesse sentido. O Brasil precisa esclarecer de uma vez por todas esse passado nebuloso”, afirmou.
A primeira reunião com os representantes das centrais sindicais será realizada no dia 15 de abril, em São Paulo. A expectativa da comissão é que sindicatos e centrais possam contribuir para a investigação com documentos e depoimentos.
Fonte: Portal CTB. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário