18 de abr. de 2013

Educadores municipais de Uberaba aprovam greve e protesto nas ruas


Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu), no dia 11, os trabalhadores aprovaram por unanimidade a adesão à greve nacional dos educadores, marcada para os próximos dias 23, 24 e 25.
A mobilização, luta pelo cumprimento da lei do Piso Salarial Nacional na rede municipal e a não apresentação de propostas e negociação. Durante a greve, os educadores vão protestar nas ruas contra a desvalorização crescente da categoria. O local escolhido é a Praça Rui Barbosa.
Outra assembleia marcada para o dia 25 irá analisar o indicativo de greve por tempo indeterminado. “Os educadores estão sem condições psicológicas para trabalhar tendo um direito em lei permanentemente negado pelo poder público”, aponta o presidente do Sindicato dos Educadores, Adislau Leite.
Além de não pagar o piso salarial de R$ 1.567,00 (1º nível, classe A, de formação média), a prefeitura também não cumpre a destinação de 33,3% = 1/3 (um terço) da jornada de trabalho para atividades extraclasse.
O Sindicato já entrou na justiça questionando o descumprimento da Lei. As principais reivindicações da greve são: negociação já do pagamento do Piso Salarial e destinação de 1/3 da jornada para atividades extraclasse e reforça a reivindicação de 10% do PIB para a educação.
Fonte: Sindemu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário