22 de jul. de 2013

Executiva nacional da CTB debate sobre conjuntura e aprova resolução política

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou, no dia 18, em São Paulo, a 13ª Reunião da Direção Executiva, a última deste mandato, presidido por Wagner Gomes.
A reunião, que fez uma profunda análise de conjuntura e dos últimos acontecimentos, apresentada pelo assessor Umberto Martins, teve como objetivo deliberar sobre os encaminhamentos finais para a organização do 3º Congresso Nacional, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de agosto, no Anhembi, em São Paulo.
Umberto Martins fez uma retrospectiva dos protestos promovidos Brasil afora e de sua importância dentro da sociedade, quando mais de um milhão de pessoas, jovens em sua maioria, ocuparam as ruas do país ao longo dos últimos dias em atos de protesto cujo objetivo inicial era conquistar a redução das passagens ou transporte público de qualidade e gratuito.
Na opinião do assessor, as manifestações, em sua maioria espontâneas, serviram para mostrar para o governo que o povo brasileiro quer avançar em reformas estruturais como saúde, educação, transporte, moradia, entre outras.
No entanto, ele alertou para a tentativa de manipulação dos grandes meios de comunicação, conhecidos como Partido da Imprensa Golpista (PIG), que não perdem a oportunidade de desvirtuar os protestos para desestabilizar o governo da presidenta Dilma Rousseff.
“Eles tentam dar um sentido político reacionário com o objetivo de isolar e desmoralizar os partidos e organizações progressistas e desestabilizar o governo Dilma, abrindo caminho para o retrocesso neoliberal”, destacou.
Martins também lembrou que a mídia também tentou desqualificar o Dia Nacional de Lutas, promovido no último dia 11 de julho pelas Centrais com apoio dos movimentos sociais. “Como era de se esperar, a mídia, burguesa e golpista, procurou desqualificar o protesto sindical, que foi corretamente avaliado como um grande êxito pelas lideranças”.
Após a exposição, os dirigentes contribuíram com opiniões sobre o tema e foram unânimes ao avaliar como justas e válidas as manifestações, com destaque para o Dia Nacional de Lutas, que tomou as ruas de todos os estados brasileiros.
Os cetebistas também renovaram sua disposição de luta e mobilização para o próximo dia 6 de agosto, quando serão realizados novos protestos e o encaminhamento de uma possível greve geral para setembro.
Foro São Paulo
Durante a reunião, os dirigentes receberam a visita do coordenador do Foro São Paulo (FSP), Ronaldo Carmona, que passou para convidar os sindicalistas a participarem da 19º Encontro do FSP, que acontece entre os 31 de julho e 4 de agosto, em São Paulo. O FSP é um encontro de representantes de partidos políticos e de organizações não governamentais de esquerda da América Latina e Caribe.
De acordo com Carmona, o evento deve contar com as presenças do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, responsável em dar prosseguimento às mudanças iniciadas por Hugo Chávez; e do presidente boliviano Evo Morales, que receberá a bandeira do encontro.
3º Congresso Nacional
Ao final, os dirigentes da CTB aprovaram uma Moção de Saudação a Nelson Mandela e os encaminhamentos para o 3º Congresso, que mobilizou todas as estaduais. Durante os últimos meses foram realizados encontros em todos os 25 estados brasileiros, que contaram com a participação de cerca de 4 mil delegados e delegadas, que escolheram seus representantes para a etapa nacional, que prevê em torno de 1.500 inscrições.
Para o presidente da CTB, Wagner Gomes, os encontros foram considerados vitoriosos e serviram para fortalecer e consolidar a Central, demonstrando a capacidade de organização e unidade entre central e sindicatos. “Foram encontros totalmente satisfatórios, que demonstraram o crescimento e respeito alcançado pela CTB em tão pouco tempo de vida”, afirmou.
O presidente da CTB aproveitou para agradecer ao apoio que recebeu nos últimos anos à frente da Central e desejar ao próximo presidente muitas vitórias para o conjunto da classe trabalhadora e aos trabalhadores cetebistas.
Clique e acesse a resolução da 13ª Reunião da Direção Executiva da CTB

Fonte: Portal CTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário