17 de jan. de 2014

Presidente da CTB Minas compõe delegação brasileira em atividade que homanageia Igor Urrutikoetxea no País Basco

“Esta homenagem tenta retribuir a contribuição dele na reconstrução de um ramo importante da FSM que são os metalúrgicos e trabalhadores mineiros”, sublinhou Marcelino.





lab igor menor2












No próximo sábado (18), sindicalistas de várias partes do mundo prestarão uma homenagem ao dirigente sindical, Igor Urrutikoetxea Bilbao, falecido em novembro de 2013, em consequência de um afogamento no Rio de Janeiro.

Igor tinha 38 anos e era secretário de Relações Internacionais da Central Sindical Basca LAB que de 2011 a 2013 esteve à frente da secretaria geral da União Internacional dos Sindicatos Metalúrgicos e da Mineração (UIS Metal), que em seu último Congresso  elegeu uma nova diretoria. Formado em Direito ele também integrava o conselho da Federação Sindical Mundial (FSM).

Para o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, que participará da atividade, este será um reconhecimento do papel que o homenageado desempenhou na construção de uma condição mais promissora para a classe trabalhadora internacional. “A CTB soma-se nesta mensagem de pesar, manifestando solidariedade aos familiares apostando em manter a chama acesa da luta por igualdade e fraternidade”, expressou.

Também integram a delegação brasileira o presidente, o secretário-geral e o secretário de Relações Internacionais da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal) Marcelino da Rocha, Wallace Paz e Francisco Sousa respectivamente, este último foi eleito secretário-geral da UIS Metal. De acordo com Francisco a iniciativa irá reafirmar o compromisso de dar continuidade ao trabalho iniciado por Igor.

“Esta homenagem tenta retribuir a contribuição dele na reconstrução de um ramo importante da FSM que são os metalúrgicos e trabalhadores mineiros”, sublinhou Marcelino. Já,  Wallace fez questão de ressaltar o “amigo, solidário e grande camarada” que Igor representava, para ele é preciso“continuar a luta por uma sociedade mais igualitária para que os trabalhadores exerçam seu papel de fato ”.

A atividade ocorrerá em Lezama, no País Basco, cidade natal de Igor. Na ocasião os participantes terão a oportunidade de manifestar sua solidariedade aos familiares e amigos.

Portal CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário