29 de set. de 2014

Bancários fazem ato contra BC independente proposto por Marina






A proposta de Banco Central independente proposto pela candidata à Presidência da República, Marina Silva (PSB), provocou a reação dos trabalhadores do setor. Bancários de todo o País organizam atos no próximo dia 2 de outubro, em frente às 10 representações do BC nas capitais.

Em campanha salarial, categoria inicia greve nesta terça-feira (30) Além de tirar dos poderes eleitos pelo povo o controle da política econômica, a independência do BC reduz o papel dos bancos públicos como, instrumentos de fomento de políticas públicas.

A Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) prevê mobilizações em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Belém. A entidade espera contar também com a participação de movimentos populares.

“Foi com a contribuição decisiva dos bancos públicos que o Brasil passou incólume pela crise de 2008. Enquanto os bancos privados fecharam as torneiras e encareceram o crédito, as instituições públicas lideradas por BB, Caixa, BNDES, BNB e Banco da Amazônia ampliaram a oferta de crédito, mantendo o mercado de consumo aquecido e gerando empregos”, afirmou o presidente da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Carlos Cordeiro, em artigo publicado na sexta-feira (26).

Além de expor os problemas da proposta de independência do Banco Central, apresentada por Marina Silva (PSB), a Contraf irá alertar para os riscos de um choque fiscal a ser promovido por Aécio Neves, que já deu declarações que caso eleito, tomará “medidas impopulares”. E existe o indicativo de que o provável ministro da Fazenda de Aécio, o banqueiro Arminio Fraga, pretende combater a inflação com medidas para reduzir salários e aumentar o desemprego.

Greve decretada para o dia 30

Os bancários de todo País, aprovaram nesta quinta-feira (25), indicativo de greve para a terça-feira (30). Devido a expressiva participação dos trabalhadores nas assembleias, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), convidou os representantes dos bancários para uma nova negociação, neste sábado (27). Os banqueiros apresentaram uma proposta já rejeitada pelos bancários, de 7%.


Fonte: Agência PT de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário