10 de dez. de 2014

Presidenta Dilma estabelece pauta trabalhista com lideranças sindicais

dilmaadilson

O presidente da CTB, Adilson Araújo, reuniu-se nesta segunda-feira (8) com a presidenta Dilma Rousseff, juntamente com as lideranças da CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT. O encontro definiu a abertura de uma mesa de negociação trabalhista para 2015, que inclui, entre outros temas, a valorização do salário mínimo, a correção da tabela do Imposto de Renda e a discussão do fator previdenciário.
A presidenta reafirmou o compromisso feito durante a campanha eleitoral de ampliar o diálogo com os representantes dos trabalhadores e garantiu que vai manter as políticas públicas de geração de emprego e renda e a política de valorização do salário mínimo.
Dilma garantiu ainda que vai corrigir a tabela do Imposto de Renda para 2015 e encontrar medidas alternativas ao fator previdenciário e para a regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que estabelece o princípio da negociação coletiva entre trabalhadores públicos e os governos das três esferas - municipal, estadual e federal.
Sobre a tabela do Imposto de Renda, Dilma prometeu encaminhar ao Congresso medida que reposicione a correção. Neste ano, a presidenta editou uma medida provisória com a correção de 4,5%, porém, por não ter sido votada no prazo, perdeu a validade. Os representantes de centrais sindicais disseram que a presidenta não se comprometeu com um percentual específico, mas eles esperam um índice maior, já que a inflação deste ano vai fechar próxima ao teto da meta, de 6,5%.

Pauta de reivindicações:
. Fim do fator previdenciário;
. Manutenção da política de valorização do salário mínimo;
. Regulamentação da Convenção nº 151 da OIT;
. Correção da tabela do imposto de renda;
. Reforma agrária e as políticas de fortalecimento da agricultura familiar;
. Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário;
. Reforma tributária;
. Reforma política; e,
. Regulamentação dos meios de comunicação.

De Brasília, Ludmila Machado - Fotos: Valcir Araújo 
  Portal CTB


Nenhum comentário:

Postar um comentário