29 de nov. de 2016

3ª Plenária da Juventude Rural da Contag começa nesta terça-feira com transmissão ao vivo




"Juventude na luta por sucessão rural: nenhum direito a menos" é o lema da 3ª Plenária Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2016, em Brasília. A atividade pretende reunir mais de 400 jovens, entre dirigentes sindicais, membros das Comissões Estaduais de Jovens, participantes do Programa Jovem Saber e dos itinerários formativos da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc).
O 1º painel sobre a Conjuntura atual: desafios e perspectivas para a luta da juventude trabalhadora rural será tramsitido ao vivo pelo Mídia Ninja, a partir das 14h.
Com caráter propositivo, avaliativo, formativo e organizativo, a plenária visa organizar a participação da juventude nas etapas preparatórias para o 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), que acontecerá em março de 2017. Portanto, durante quatro dias, a Plenária terá como objetivos centrais fazer com que os(as) jovens debatam temas estratégicos, diante da conjuntura nacional e dos desafios para a agricultura familiar, a partir da perspectiva da juventude trabalhadora rural brasileira e do fortalecimento das lutas do MSTTR; orientar e qualificar a participação dos(as) jovens nos processos de preparação e realização do 12º CNTTR; propor estratégias de fortalecimento da organização juvenil no MSTTR e das lutas sindicais; e definir agenda estratégica em defesa das políticas públicas para a juventude e sucessão rural.
Além disso, a programação conta com momentos de análise de conjuntura, apresentação de experiências protagonizadas pela juventude rural nos estados, e painéis sobre sucessão rural, trajetória e novos desafios na organização juvenil no sindicalismo. Todos esses debates convergem para fortalecer a organização e luta da juventude rural em defesa dos direitos conquistados pela classe trabalhadora. Como afirma a secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais: “defendemos um campo com jovens, com qualidade de vida para a promoção de sucessão rural. Repudiamos o atual cenário de retrocessos que vem sendo imposto pelo Executivo e Legislativo nacional, que afetará as camadas populares, em especial das populações do campo. Por isso, a nossa Plenária lança o grito de: nenhum direito a menos!”
Estão previstos o lançamento do livro “Juventude rural e sua caminhada na Contag” -que traz a trajetória de lutas e conquistas dos jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais do MSTTTR-, e uma exposição fotográfica para celebrar os 15 anos da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR).
A realização da Plenária Nacional de Jovens está sendo antecedida pelas etapas estaduais, que já estão dando o tom do que a juventude irá propor e lutar no Congresso da CONTAG, que ocorrerá em março de 2017.
Portal CTB com Contag

Nenhum comentário:

Postar um comentário