29 de jun. de 2017

CTB Minas cresce com novas filiações


Sindicato dos Servidores Públicos de Poços de Caldas se junta à CTB


A direção da CTB-MG realizou na última semana uma caravana de visitas pela região sudoeste do Estado. A agenda de compromissos incluiu reuniões com sindicatos, participação em assembleias dos trabalhadores, debate com autoridades locais e filiação de duas entidades sindicais ao quadro da CTB. A aproximação com a base é um dos objetivos da série de encontros. Na pauta ctbistas está a discussão da conjuntura nacional e o engajamento da classe trabalhadora. Realizaram os encontros representando a CTB-MG, estavam o vice-presidente da Central em Minas, José Antônio de Lacerda (Jota) e o diretor Carlos Rodrigues (Carlão).

A primeira cidade visitada foi Passos, no dia 22, que refiliou o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Mobiliário de Passos, conduzida por Joaquim Júlio de Almeida . Em seguida, o encontro foi em São Sebastião do Paraíso, dessa vez, com os dirigentes dos servidores municipais. Lá foi feito o convite para os sindicalistas participarem do 4° Encontro Estadual da CTB-MG, nos dias 14 e 15 de julho no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte. 

Na cidade de Guaranésia, os dirigentes da CTB-MG foram recebidos por Mauro César da Silva (Maurinho), presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais que relatou as dificuldades de organização da entidade sindical. 

Já no outro dia, a CTB foi à Poços de Caldas. Na parte da manhã, a reunião foi com o vice-prefeito da cidade, Flávio Faria. O encontro debateu a conjuntura política nacional e a CTB-MG fez a defesa intransigente dos trabalhadores.  

Reunião com vice-prefeito de Poços de Caldas debateu crise política e pauta dos trabalhadores 

Ainda na parte da manhã, os ctbistas mineiros se deslocaram para a cidade de Andradas, onde se reuniram com o Sindicato dos Ceramistas da região. Lá também foi colocado em pauta a conjuntura política, os sindicalistas apontaram dificuldades na relação com o empresariado da região e o enfrentamento travado pela categoria. Foi discutido com eles a filiação à CTB e feito o convite para participação no Encontro Estadual da Central. 

Em seguida, a visita foi à Santa Rita de Caldas para reunião com a direção do Sindicato dos Servidores. Durante a conversa, os diretores do sindicato relataram a histórica participação da cidade na última greve geral do dia 28/04. Segundo eles, a cidade ficou completamente parada e o comércio com as portas fechadas. Eles ainda afirmaram que a mobilização para a greve geral do dia 30 está muito forte. Relataram que o sindicato está regularizado no Ministério do Trabalho e filiado à CTB. Os sindicalistas disseram que irão participar ativamente do Encontro Estadual em Belo Horizonte. 


De volta a Poços de Caldas, a reunião estava agendada com a diretoria do Sindicato dos servidores municipais. Na reunião foi reafirmada o compromisso com a greve geral do dia 30 e a filiação à CTB. À noite, foi realizada assembleia da categoria que confirmou por unanimidade tanto a adesão à greve geral quanto a filiação à CTB. 




No último dia, a reunião foi no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de fiação, Tecelagem e Similares de Poços de Caldas, do saudoso companheiro Vicente de Paula. A conversa foi feita com o atual presidente da entidade,Walker dos Santos Braga. A CTB prestou solidariedade pela perda do companheiro Vicente e colocou a disposição para enfrentar o momento de dificuldade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário