6 de out. de 2017

CTB Minas lança nota de repúdio em que associa a falta de comprometimento com a saúde dos trabalhadores brasileiros a tragédia em Janaúba-MG



A presidenta da CTB Minas, Valéria Morato, destaca a importância das perícias médicas para impedir que novas tragédias ocorram.






Ontem (05/10), assistimos consternados aos efeitos da tragédia ocorrida em Janaúba, interior de Minas Gerais. O vigia de uma creche ateou gasolina e fogo no imóvel em pleno horário de funcionamento. 

Professoras, funcionários e dezenas de crianças queimadas num total desespero. Saldo de oito óbitos até o momento.  O autor do atentado contra a vida de tanta "Gente Inocente"- nome da creche - havia saído de uma perícia médica. O grau de descompromisso das perícias para com a real situação de saúde do trabalhador e da trabalhadora tem sido motivo de inúmeras denúncias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e até na Câmara Federal. 

O autor da tragédia sofria de problemas psíquicos desde 2014 e ainda assim continuava trabalhando. É difícil compreender que uma avaliação médica, feita por um profissional capacitado, minutos antes da tragédia não tenha detectado o grau de transtorno daquele trabalhador. 

Assim tem acontecido com a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras adoecidos, que têm tido o direito ao tratamento e à cura negados por um governo que não distingue doença séria de indisposição, um governo que desconsidera situações de alto risco para trabalhadores e sociedade. Um governo que se vangloria por "suspender" auxílios doença e recolocar no mercado de trabalho outros tantos "Damiões". Mais uma vez é a sociedade que sofre as consequências.


Valéria Morato
Presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) Minas


Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Assessoria de Comunicação (31) 3271-6673
E-mail: imprensactbminas@gmail.com
Curta a fan page facebook.com/ctb.minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário